sábado, 7 de setembro de 2013

Yoga rejuvenesce e cura


           
Muitos estudos na década de 1980 mostraram que o Yoga é uma prática eficaz para reduzir os níveis de cortisol no organismo e promover o relaxamento. O cortisol é um hormônio do estresse extremamente necessário a regulação da vida e do sistema nervoso, mas em altas doses pode ter efeito maléfico ao corpo. Porém um estudo recente com pacientes em tratamento de fibromialgia (doença onde o paciente sofre de fortes dores pelo corpo) utilizando o Yoga, mostrou que a prática mais intensa na verdade, aumentou os níveis de cortisol, assim como acontece em outros exercícios aeróbios. O interessante é que pacientes com fibromialgia sofrem de dor crônica intensa porque os seus níveis de cortisol estão muito baixos. O aumento do cortisol, nestes casos particulares, é realmente uma coisa boa e levou à diminuição da dor em geral. E a prova de que o yoga vai lhe dar o que você precisa. 
 Se você cuidar do seu sistema nervoso, o resto do seu corpo vai funcionar em níveis ótimos. Somos condicionados pela sociedade a atuar em um estado de alta tensão constante, portanto nossos corpos raramente saem do estado de estresse. Pense nas vias de seu sistema nervoso como um freio e o acelerador de um carrinho de bate-bate, sendo o freio o sistema parassimpático (cujo principal condutor é o nervo vago) e o simpático o acelerador. A pratica de yoga vai deixar seu pé que está no freio, digamos, mais pesado, fazendo com que os sistemas que dependem do parassimpático possam trabalhar menos acelerados quando não há necessidade de aceleração, como os batimentos cardíacos e a pressão arterial, por exemplo.




Yoga rejuvenesce:
Além dos benefícios de flexibilidade e força, o yoga também trabalha em nível celular. Com o aumento da oxidação no organismo que acontece no dia a dia, as células acabam trabalhando em um meio mais ácido e se danificam mais, aumentando os processos inflamatórios dos tecidos o que pode acarretar a doenças no longo prazo. O yoga ajudará a reverter esse dano. As pesquisas mostram que os praticantes apresentaram uma diminuição do nível de estresse oxidativo nas células após uma prática de oito semanas. Menos inflamação, menos danos às células e menos acidez no corpo = mais saúde a longo prazo.
uma prática mais curta, três vezes por semana, é mais eficaz do que a uma prática de 90 minutos uma vez por semana.
É o mesmo princípio que de alimentar de forma saudável. Você não pode simplesmente comer uma tonelada de vegetais em um dia para compensar a falta de folhas verdes em sua dieta o resto da semana. Além disso, quanto mais periodicamente você praticar, mais benefícios que você recebe, bem como tem os benefícios acumulados ao longo do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vinda (o) . Este é um espaço democrático:Permite sugestões e comentários. Dirigido não apenas á mulheres, mas a todo gênero humano.E tem a intenção de informar, provocar reflexões e ajudar á desenvolver toda potencialidade.
COMENTE! Sugira! Serão sempre bem-vindos