terça-feira, 10 de setembro de 2013

Quem é você?

“Eu não sou um pássaro; e nenhuma rede me prende; eu sou um ser humano livre com uma vontade independente”. (Jane Eyre).

Já disse aqui que sou uma cinéfila e uma leitora apaixonada. Dois grandes prazeres que sempre cultivei,desde a infância. O cinema, antes que a leitura. Nem sei dizer qual dos dois me dá mais prazer nem qual me provoca mais reflexão sobre a vida, eu mesma, o mundo ,os mundos. Ontem, assisti á um filme que certamente, ficará marcado e servirá como instrumento de reflexão por muito tempo ainda.  Jane Eyre. ( Inspirado na obra literária de Charlotte Brontë).
 Me identifiquei imediatamente com a personagem,  Jane.
Libertária, reflexiva e forte . Numa época em que as mulheres estavam sob completo domínio patriarcal. O filme (o livro), ambientado na Inglaterra Vitoriana, traz como pano de fundo um perfeito espelho da sociedade hedonista  da época. De uma rigidez incômoda, especialmente para as mulheres. Tradições e costumes de uma Inglaterra repressora,em pleno seculo XVIII....O filme, ( uma releitura razoável do livro), Estreou com sucesso em 2011.
O livro, publicado em 1847, traduzido em muitos idiomas desde então. Filmado e refilmado por nomes estrelados, sempre com sucesso.  Mas vamos á personagem, com a qual me identifiquei de imediato: Jane Eyre:  Ainda criança, seu senso de justiça lhe trazia graves  prejuízos . Não se continha diante de injustiças. Reagia de forma enérgica, sem prever as consequências. Uma alma livre! Orfã, criada por uma tia rancorosa , ela era repetidamente exposta á maus tratos...Até que , farta de sua pupila, a tia manda Jane para um orfanato, onde também, sofre recorrentes maus - tratos....
 A princípio pelo sistema extremamente rígido na forma como o lugar é dirigido, o que eventualmente acaba tornando-a uma jovem sensata e sóbria.
 Já adulta, os anos de restrição mostram as marcas na personalidade de Jane, antes tão apaixonada. Jane chega aos dezoito anos e, apesar de todo seu comedimento de caráter, como toda jovem, ela deseja mudanças, liberdade. Ela deseja uma liberdade além das normas de sua época. Uma visionária... Para ela, a liberdade é algo tão vital quanto sua respiração. Tem uma cena do filme, que mostra uma professora batendo com uma vara numa colega de Jane (mais que colega, a única amiga): Jane diz: "Se ela bater em mim assim, quebro essa vara no nariz dela!"  (Mais libertária, impossivel).

As verdadeiras qualidades de Jane não estão em sua aparência, mas em sua personalidade. Empatia, resiliência, perspicácia e retidão de caráter são algumas dessas qualidades. Há um aspecto muito pessoal no solilóquio da protagonista. Ela se dirige á nós de uma forma tal que é quase impossível não haver identificações.





descr
Jane é transparente em suas emoções. Quem suportar seu penetrante olhar, não ficará imune  ás mensagens que sua alma nobre grita. Sua força está na sua opção pela liberdade pessoal e bom caratismo. Nobilíssima, incorruptível alma! Raros seres, tão ricamente  descritos pela genialidade de Charlotte Brontë.

Sim, há um romance na história, mas não é esse, definitivamente, o objetivo essencial da obra.. Antigamente escritoras mulheres, as feministas, precisavam criar um contexto romântico em suas obras para poder revelar, nas entrelinhas, sua verdadeira premissa. “Jane Eyre” é um romance feminista.

Jane Eyre

é a jornada de uma jovem mulher aprendendo a equilibrar paixão e razão em sua vida madura.  O excesso de razão a faz buscar sua própria identidade longe do homem que amava. Jane já lutava com suas duas fortes naturezas desde a infância, Razão e paixão.   

http://filmeshunter.com/drama/jane-eyre/ .Assista! Comente.

Estou aqui, terminando esta resenha, ouvindo um clássico, que me ajuda a refletir, a relaxar, a praticar Yoga, a contemplar.
Vou te oferecer o link. Quem sabe, também o apreciará?

http://www.youtube.com/watch?v=8ptfyhBjXj8
Beijos, até breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vinda (o) . Este é um espaço democrático:Permite sugestões e comentários. Dirigido não apenas á mulheres, mas a todo gênero humano.E tem a intenção de informar, provocar reflexões e ajudar á desenvolver toda potencialidade.
COMENTE! Sugira! Serão sempre bem-vindos