terça-feira, 24 de setembro de 2013

Moda, Modismos ,Estilo. Qual é a sua?


A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. A variação da característica das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte.
A partir da Idade Média, as roupas eram diferentes seguindo um padrão que aumentava segundo a classe social, houve até leis que restringiam tecidos e cores somente aos nobres.
A burguesia que não era nobre, mas era rica, passou a imitar o estilo nobre das roupas iniciando um processo de grande trabalho aos costureiros que a partir de então, eram obrigados a produzirem diferentes estilos para diferenciar os nobres dos burgueses.
Com a revolução industrial no século XVIII, o custo dos tecidos diminuiu bastante, em 1850 com a invenção das máquinas de costura o custo dos tecidos caiu ainda mais.
A partir de então, até os mais humildes puderam comprar roupas melhores.
Mesmo após a facilidade das confecções, as mulheres ainda eram privadas da modernidade continuando a usar roupas sob medida. A partir desta dificuldade, surgiu a alta costura que produzia diferentes estilos por meio de estilistas que inventavam tendências.
E então, eu lhe pergunto: Você quer estar na moda ou ter estilo? A quem serve a moda? Que padrões essa industria poderosa alimenta? Você quer estar elegantemente vestida, ou sexy, ou confortável...ou tentar entrar e seguir um modismo que dita estereótipos, impõe tendências e aprisiona, escraviza mulheres, homens, adolescentes no mundo todo, manipulando a necessidade de muitos incautos, de seguir cegamente uma moda que muda tão rapidamente quanto os desejos superficiais de tantos quantos não estão satisfeitos com a sua alma. Alma e corpo só serão devidamente saciados com o que de mais profundo é conhecido pela psique: As pulsões, os desejos que plenificam. A sede por afeto, o aumento da auto-estima, de um amor próprio que anda meio capenga. A moda, os modismos; tapeiam, mascaram as reais necessidades de nossas almas. È como maquiar a pele, sem limpar as manchas. Estilo,ah! O estilo é uma outra conversa. Estilo não depende de modismos. Serve á nossa comodidade, ao nosso bolso, ao nosso estado físico. Sim, porque se estamos cheinhas ou não é natural que queiramos estar bonitas. Então, criar um estilo, é inicialmente, contemplar nossos estados: Econômico e  físico do momento. Uma mulher acima dos padrões considerados pela industria da moda como inadequada, não pode estar sexy e elegante sem que necessariamente, esteja seguindo a DITADURA DA MODA? Mas é claro que sim. Para criar um estilo próprio, precisamos entender  que o mais importante é estar confortável..De nada adianta subir num salto 15 e tropeçar....... Melhor adequar á si, as tendências, do que o contrário.


Camisa branca, masculina, vai bem com calça, short jeans, saia, abotoada,ou não... Com colares, lenços...


Estilosa é a mulher que sabe usar as formas e cores a seu favor. Cuidado com listras e flores juntas..Invista nas cores :Azul, branca, preto, bege. Os modismos passam...Estilo é eterno(Coco Chanel)
Madame Chanel também disse que: "Uma mulher só precisa de duas coisas: Um homem que a ame e um vestido preto".. Concordo com ela,viu?




E acrescento: Um pretinho, um jeans, uma camisa branca






Criar um estilo, é valorizar o que vc tem de bonito, disfarçar o que nem tanto assim te favorece...Prestigiar os clássicos ,como o básico jeans,(sem enfeites), os bons tecidos e um brechó que tenha peças VINTAGE


ESTILO, É DEMOCRÁTICO. MODA, ESCRAVIZANTE





Ter estilo é cuidar de suas coisas com carinho, porque a elegância depende muito mais de bom gosto do que de bolso cheio

E o bom- gosto, depende de pesquisas, também.Observe como as pessoas que lhe passam uma imagem agradável, não misturam muitas estampas, nem seguem á rigor, os modismos. Usam peças básicas e valorizam-nas com acessórios.Nem sempre, caros.


 Um paletó, um blazer, uma boa calça e um colar, bastam para criar um visual elegante



Deixe sua marca, seu estilo
Comente! Sugira! Opine!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vinda (o) . Este é um espaço democrático:Permite sugestões e comentários. Dirigido não apenas á mulheres, mas a todo gênero humano.E tem a intenção de informar, provocar reflexões e ajudar á desenvolver toda potencialidade.
COMENTE! Sugira! Serão sempre bem-vindos