segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Quem tem medo da MENOPAUSA (2)




  1. Esse assunto é tão importante e afeta tanto nosso bem-estar, que resolvi falar da minha experiência pessoal, quando entrei nessa fase da vida. A bem da verdade, estou em plena menopausa. E quando digo plena, é por que me sinto assim mesmo!  Mas nem sempre foi assim......Pode crer: Passei momentos difíceis, até entender que deveria seguir algumas regrinhas básicas, para aliviar os sintomas dessa que é fase comum a todas nós e que bagunça toda a nossa construção emocional e psíquica 
  2. .Comecei indo ao médico e relatei os sintomas que começavam a aparecer. O Dr me receitou alguns medicamentos fitoterápicos e me indicou a prática de Yoga. Como também, incluir alimentos ricos em cálcio,ferro, vitamina C e D. Segui á risca e os sintomas desapareceram.Vamos ver quais?
  3. Irritabilidade, insônia, diminuição da libido,(desejo sexual), alterações no apetite(ou come de menos, ou demais)
  4. Em cada mulher, apresenta-se de uma forma. È preciso sempre lembrar que o melhor é consultar o seu ginecologista. Ele  vai pedir alguns exames necessários para que possa lhe direcionarmelhor, por que cada organismo é singular e precisa de diferenciados cuidados.
  5. No meu caso, isoflavonas da soja, chá de mulungú e YOGA, me trouxeram estabilidade, vigor, tranquilidade e a volta do desejo não apenas para o sexo, mas para muitas coisas gostosas como: Caminhar, dançar, ouvir boa música, escolher alimentos mais saudáveis e uma melhor organização do meu tempo, priorizando o que me trás alegria. Durmo mais cedo e acordo idem.Isso faz com que meu dia renda. Conferiu uma qualidade superior, aos meus dias.
  6. Veja mais sobre YOGA!

Yoga pode minimizar problemas de menopausa e insônia
 


  1. Algumas sessões de yoga por semana podem ajudar a aliviar problemas de sono e efeitos da menopausa, de acordo com um estudo feito com mulheres na pós-menopausa e com diagnóstico de insônia. 

    Segundo os pesquisadores, o yoga não cura os sintomas da menopausa, mas pode aliviá-los. As sessões incluem uma variedade de posições e técnicas de alongamento  usadas para o controle da respiração.

    Por vezes, as mulheres na menopausa enfrentam suores noturnos, ansiedade e irritabilidade. Algumas têm dificuldade para dormir e ficam depressivas. A terapia de reposição hormonal sintética alivia muitos desses problemas, mas trazem riscos de doenças cardíacas, derrame e câncer de mama.

    Tratamentos homeopáticos, tais como óleo de prímula, ginseng, kava, alcaçuz, ou sábio, não têm sido eficazes no combate aos sintomas da menopausa. Por outro lado, a pesquisa mostrou que o yoga reduz níveis de estresse.
                                
                            Pratico todos os dias, mesmo quando viajo, por que , além da saúde física, me proporciona um prazer difícil de descrever.
    Sendo mais que uma atividade física, uma filosofia de vida, os benefícios do yoga manifestam-se a nível físicomental espiritual.
    Originário da Índia, o yoga assume-se como uma prática milenar que continua a cativar seguidores em todo o mundo, garantindo resultados imediatos, que levam a estados de profunda paz interiorequilíbrio emocional serenidade.
    Através de um conjunto de posições e movimentos combinados, mais ou menos exigentes, os benefícios do yoga têm a capacidade de estimular o corpo e acalmar a mente.

    Para o Corpo

    • Aumenta a flexibilidade, conferindo uma maior liberdade de movimentos, ao nível das articulações, tendões e músculos;
    • Desenvolve a força muscular, especialmente nas posições mais avançadas, que implicam suportar o corpo com os músculos das pernas e braços;
    • Tonifica o corpo, já que, ao trabalhar os principais músculos, como os das costas, pernas e braços, estará também a tonificá-los, através dos exercícios que requererem maior força e flexibilidade;
    • Diminui gradualmente as dores mais comuns, como as de costas, uma vez que os exercícios de yoga são ideais para corrigir a postura;
    • Promove uma respiração mais completa e correta, com inspirações e expirações lentas, que ajudam a relaxar. Através de exercícios específicos, a correta respiração irá ajudar a controlar também o sistema nervoso;
    • Os sistemas imunitário e digestivo saem reforçados e a pressão sanguínea fica normalizada;
    • Promove a desintoxicação orgânica.
    • Sendo mais que uma atividade física, uma filosofia de vida, os benefícios do yoga manifestam-se a nível físicomental eespiritual.
      Originário da Índia, o yoga assume-se como uma prática milenar que continua a cativar seguidores em todo o mundo, garantindo resultados imediatos, que levam a estados de profunda paz interiorequilíbrio emocional serenidade.
      Através de um conjunto de posições e movimentos combinados, mais ou menos exigentes, os benefícios do yoga têm a capacidade de estimular o corpo e acalmar a mente.

      Para a Mente

      • A redução dos níveis de stress e ansiedade é o principal benefício do yoga, que, através dos exercícios, promove também a concentração, o relaxamento e uma sensação intensa de bem-estar;
      • A união entre corpo e mente fica potenciada, originando sensações de serenidade, conforto, autoconfiança e uma maior perceção de si e dos outros;
      • Potencia o equilíbrio mental e a estabilidade emocional;
      • Promove a integração social e a paz interior;
      • Ajuda a combater pensamentos negativos, sintomas de depressão e letargia, através do desenvolvimento de uma forma de estar mais positiva, em relação à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vinda (o) . Este é um espaço democrático:Permite sugestões e comentários. Dirigido não apenas á mulheres, mas a todo gênero humano.E tem a intenção de informar, provocar reflexões e ajudar á desenvolver toda potencialidade.
COMENTE! Sugira! Serão sempre bem-vindos